Skip to content

Sobre o livro e o caminho

in “Equanimidade – Sentir Paz num Mundo em Revolução”, p.15, Publicações Maitreya

No contexto cósmico da Terra do Séc. XXI, quando as pessoas se sentem perdidas no meio de demasiada informação que não são capazes de seleccionar nem de digerir, este livro oferece uma visão sistémica da vida humana, que não se baseia numa corrente filosófica ou espiritual específica, e faculta orientações para uma vida mais aprazível e significativa.

A visão não é partilhada como um dogma que te resgatará de um qualquer problema, é oferecida como uma inspiração para desenvolveres a consciência da tua Presença e procurares a autorrealização holística de acordo com a tua sabedoria natural.

Este livro é destinado a pessoas autodidactas que procuram desenvolver a sua individualidade conscientemente e usar o livre arbítrio de maneira responsável. A visão implícita é que, após a infância, os seres humanos podem educar-se, nomeadamente através da livre troca de ideias e da partilha de experiências.

A Vida mostra-nos que a humanidade desenvolve-se harmoniosamente, quando o ser humano aprende e progride de forma colaborativa. Neste contexto, coloquei o resultado da minha busca de entendimento da Vida à disposição de todos, sem a intenção de definir qualquer abordagem dogmática ou de reclamar qualquer posição filosófica.

O objecto do livro consiste num conjunto de temas de teor explicativo sobre a dinâmica da vida, e de teor orientador para a jornada do indivíduo, seleccionados e sistematizados de modo a conduzir o leitor para a concretização do enunciado no subtítulo: sentir paz num mundo em revolução.

Após o capítulo introdutório, a escrita começa com uma reflexão sobre a clássica dialéctica sujeito – objecto do conhecimento (capítulo 2); depois flui, de acordo com a abordagem escolhida, para a compreensão do que é a Vida: passando do contexto geral externo das Leis Naturais (capítulo 3) para o indivíduo que questiona – Quem sou eu? De onde venho? (Capítulo 4). Porque, embora a busca pelo conhecimento comece a partir de dentro – Quem sou eu? – se a mente não for alimentada com alguma compreensão sobre os caminhos da Vida, continuará a nutrir dúvidas, rejeições, medos e todo o tipo de obstáculos à evolução positiva do Ser.

Seguidamente, vêm algumas orientações sobre aspectos fundamentais da Vida (capítulos 5 a 8) que combinam comentários explicativos com conselhos sobre os temas seleccionados como relevantes para o desenvolvimento pessoal holístico, para superar o sofrimento e a desorientação e, assim potenciar o bem-estar e o sentimento de paz. A perspectiva oferecida inspira-se na complementaridade da ciência do Yoga e dos ensinamentos de Jesus como orientação para os iniciados no Caminho Elevado.

A parte final do livro (capítulos 9 e 10) diz respeito à visão histórica mais ampla da evolução humana, e à compreensão do momento presente na óptica do verdadeiro humanismo, com optimismo e contribuindo para o futuro colectivo de acordo com a Ética Universal. O último capítulo é dedicado aos valores estruturantes da Nova Sociedade Humana.

A escrita assume um formato em espiral. Os assuntos vão e voltam, uma vez que nós seres humanos não podemos dar nenhum assunto por terminado. Todos os problemas ressurgem num momento posterior, de uma perspectiva diferente ou mais elevada.

Assim sendo, os outros capítulos relacionados com um tema são indicados do seguinte modo: Alto ideal – ou seja, ver o capítulo “Alto ideal”.

Pode muito bem acontecer que este livro te suscite muitas questões e, depois, te apercebas que começas a pesquisar vários temas. Então, óptimo, uma vez que o desenvolvimento do pensamento crítico é muito mais útil, do que coleccionar respostas dogmáticas.

No fim do livro, refiro as principais fontes do conhecimento factual que colectei. Muitas respostas e inspirações que obtive, surgiram da observação do fluxo da Vida e da Natureza de forma reflectida e em conexão com o meu Eu Superior.

Com este livro pretendo sensibilizar e informar sobre vários temas que nem sempre são considerados importantes ou objecto de reflexão. Não foi possível abordar em maior profundidade todas as questões tratadas, nem sugerir sempre soluções ou estratégias de remediação.

Cada vez que eu revia o manuscrito, tinha de actualizá-lo, na medida em que as minhas aprendizagens do dia-a-dia mudam o entendimento e a visão que tenho da Vida.

Assim sendo, a decisão de fechar esta versão para edição e publicação foi semelhante a um parto, aconteceu no preciso momento em que o recém-nascido estava pronto, embora não perfeito.

Durante a leitura, reserva um tempo para respirar, para reflectir e degustar antes de deglutir. Esta é uma jornada intensa que requer espaço e tempo.

Ao contrário de um romance irresistível, este livro não deve ser lido demasiado rápido ou à pressa. Os assuntos tratados requerem reflexão e muitas vezes releitura, especialmente se forem novos para ti.

Boa viagem!

Ana Isabel Freitas – Coach e Mentora

Partilha:

Queres receber os novos artigos por email?

Introduz o teu email para subscrever o blog e receber notificações de novos artigos por e-mail.