in “Equanimidade – Sentir Paz num Mundo em Revolução”, p.195, Publicações Maitreya
A canalização consiste em receber a comunicação de uma ou mais entidades extrafísicas, servindo assim o indivíduo como canal de transmissão da mensagem entre o nosso mundo tridimensional e uma dimensão mais subtil.
O médium experimenta um estado de transe mais ou menos profundo e, durante a transmissão, pode manter a sua consciência (meia-incorporação) ou não (incorporação total). Geralmente, a voz do médium modifica-se e pode até agir de modo diferente do habitual.
Algumas pessoas desenvolvem esta habilidade naturalmente e outras são ensinadas por médiuns experientes.
A recepção de mensagens por meio da inspiração é um processo diferente da canalização. Neste caso, o destinatário recebe a mensagem como quem ouve internamente uma conversa. Pode verbalizar o que ouve e gravar, sem alteração de voz, ou escrever à medida que ouve.
O processo em si é muito simples e ocorre durante a introspecção, no silêncio interior, esteja a pessoa sozinha ou não.
Tal como em todas as experiências metafísicas, a correcção dos procedimentos e a validade das mensagens só podem ser avaliadas com o decorrer do tempo e após serem efectuadas verificações cruzadas com eventos mais tangíveis – verificáveis por observação ou dedução.
Para aqueles que experimentaram ou testemunharam um evento de transmissão, o mesmo é tão real quanto estar vivo aqui e agora.
Actualmente, existem muitos websites onde os médiuns e os receptores de mensagens as partilham com os seus grupos de estudo ou com o público em geral. A proliferação de mensagens é natural, nesta era de despertar da Humanidade. <Nova Humanidade
Muitas pessoas testemunham ter recebido esclarecimentos e ajuda através de mensagens por inspiração e eu sou uma delas, tanto como receptora quanto como leitora de mensagens recebidas por outras pessoas. Apesar de tudo, relembro a minha recomendação geral para sentir as energias envolvidas no processo e fazer a verificação dos factos antes de criar confiança e dá-los por certos.